Especialidades

Homeopatia

A homeopatia foi desenvolvida no final do século XVII por Samuel Hahnemann. É considerada uma medicina holística, que analisa o animal como um todo, não focando apenas na doença. Atua como método terapêutico suave e potente para diversas doenças, equilibrando a energia vital do indivíduo por estímulos energéticos dos medicamentos. Tem por objetivo a cura do paciente e, quando  isso não for possível, busca melhorar a qualidade de vida.

O tratamento homeopático atua estimulando o organismo a uma recuperação natural, não apresentando os efeitos colaterais da alopatia. A maioria dos medicamentos homeopáticos é proveniente de substâncias vegetais, mas inclui também substâncias minerais e animais. Essas substâncias são utilizadas de forma diluída e sua apresentação é sob a forma de glóbulos, tabletes ou líquido. A prescrição fornecida por um veterinário homeopático é baseada não apenas na doença, mas em toda a imagem apresentada pelo paciente a ser analisada individualmente na consulta. Dessa forma, três pacientes distintos, com a mesma doença, podem receber três diferentes medicamentos homeopáticos.

Na medicina veterinária, sua aplicação tem amplo espectro: alergias, insuficiências renais, doenças cardíacas, pulmonares, articulares, alterações endócrinas, metabólicas e comportamental. E tem seu uso como coadjuvante nos tratamentos na área de oncologia, sendo também utilizada em conjunto com a alopatia.