Especialidades

Nefrologia e Urologia

Nefrologia
A nefrologia trata das Doenças Renais Agudas (DRA), que podem ser adquiridas por bactérias (leptospirose), intoxicações, envenenamento, anestesia, estresse, choque, trauma e qualquer outra doença sistêmica. A doença renal aguda leva a quadros mais graves (geralmente há vômitos, diarreia, trda de apetite e prostração intensa, podendo apresentar lesões na língua e gengiva), com grande possibilidade de ser fatal, porém, passível de cura, principalmente quando há diagnóstico precoce e tratamento intensivo imediato, que são essenciais para a reversão do quadro e a preservação do funcionamento do rim. Há ainda as Doençaa Renais Crônicas (DRC), que acometem animais de qualquer idade, sendo mais comuns nos animais mais velhos. Na maioria destes casos os sinais clínicos são ingestão de água em excesso, apetite seletivo ou ausência dele, emagrecimento, vômitos ocasionais, mau hálito e aumento da produção de urina (urina fica mais clara, quase como água). Neste caso não existe cura, mas há a possibilidade de tratamento e controle. Por isso, é muito importante o diagnóstico precoce. Hoje, com todos os recursos disponíveis há cães e gatos convivendo com a doença e com boa qualidade de vida.

Urologia
Na Urologia, o mais comum são os cálculos (pedras) renais, ureterais, uretrais e vesicais (bexiga), que acometem cães e gatos de todas as raças. O tratamento depende de diversos fatores e, em muitos casos, é necessária a retirada por cirurgia. Nossa equipe de urologistas é capaz de diagnosticar e determinar o tratamento mais adequado, clínico ou cirúrgico (quando há a necessidade da retirada dos cálculos ou colocação de stents, como o duplo J). Doenças como infecções bacterianas (cistites, prostatites), hiperplasia prostática, abcesso prostático, incontinência urinária e as neoplasias (tumores) também podem atacar o sistema urinário. Na maioria dos casos, os sinais clínicos são de hematúria (sangue na urina), dificuldade e dor ao urinar, sedimentos (areia) na urina.
Para todos os casos, o Hospital Veterinário do CDMV oferece laboratório de análises clínicas, hemogasometria, exames de imagem (incluindo tomografia e fluoroscopia), internação, UTI, tratamento dialítico, centro cirúrgico, além de médicos veterinários clínicos, cirurgiões e nefrologistas capacitados para a realização do diagnóstico, tratamento e melhor acompanhamento do animal.
Para saber mais ou agendar uma consulta, entre em contato.