Especialidades

Oncologia

A Clínica Veterinária CDMV conta com oncologistas especializados, capacitados para identificar, diagnosticar e providenciar a melhor forma de tratamento do animal com tumor.

Tumores podem ocorrer em animais jovens, adultos e idosos. Algumas raças de cães têm maior predisposição a apresentar lesões tumorais. Nos gatos, algumas neoplasias mais frequentes estão associadas à presença de vírus, como o da Aids felina e da leucemia felina.

Para diagnosticar um tumor e classificá-lo em benigno ou maligno, é necessária uma série de exames. A Clínica Veterinária CDMV conta com todos os recursos para realizar esses exames, oferecer o melhor atendimento e um rápido diagnóstico.

Após o diagnóstico, é traçado um plano de tratamento, que pode ser cirúrgico, medicamentoso ou ambos. O tratamento cirúrgico consiste na excisão do tumor e no envio do material para processamento e exame anatomopatológico. Dependendo do resultado é feito acompanhamento ou recomendada a quimioterapia.

Certos tipos de câncer requerem somente quimioterapia. É importante ressaltar que 75% dos animais que passam por quimioterapia não apresentam efeitos colaterais, como pode acontecer com os seres humanos (queda de cabelo, enjoo e outros sintomas gastroentéricos).

Os sintomas de um animal com câncer podem ser os mais variados, como aumento de volume anormal (calombos) na pele ou subcutâneo com cor normal, avermelhada, enegrecida ou ulcerada, vômito, inapetência, falta de ar, emagrecimento, aumento de volume abdominal, aumento de volume no testículo, caroços nas mamas, aumento de volume em determinado osso, manqueira (claudicação), dificuldade de locomoção, desorientação, mudança de comportamento, dificuldade de urinar, sangramentos na boca. Nos gatos brancos, úlceras na pele e pontas de orelha e focinho.